Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

10 Assassinos Mascarados do Cinema

Você que é fã da sétima arte já deve ter em mente a sua máscara predileta e imaginar se ela aparecerá na lista, bom isso eu não sei, mas procurei fazer uma simples lista assim como foi feito em 20 super-heróis com os poderes mais inúteis, tendo em vista as mais conhecidas das telas. A utilização de máscaras sempre foi algo presente no entretenimento humano, vindas do Teatro para o cinema elas se tornaram verdadeiros símbolos nos filmes não importando o gênero. Uma máscara é um acessório utilizado para cobrir o rosto, utilizado para diversos propósitos: lúdicos (como nos bailes de máscaras e no carnaval), religiosos, artísticos ou até mesmo para proteção. Sendo praticamente o elemento mais simbólico das artes cênicas.

10. Jason Vorrhees em Sexta-feira 13


Jason Voorhees supostamente se afogara no lago do amor, próximo ao acampamento Crystal Lake por negligência dos monitores que no momento estavam ocupados. Pamela, sua mãe, era a cozinheira do acampamento. A 13 de junho de 1958, à noite, a sra. Pamela Voorhees, em um ato de vingança, executou os dois conselheiros (Claudette e Barry) e mais sete monitores. Assim, no primeiro filme da série Sexta feira 13, quem matava as pessoas não era Jason e sim Pamela. Porém, uma das monitoras conseguiu decapitar a mãe de Jason enquanto lutava contra ela. Supostamente, Jason encontrou sua mãe decapitada e voltou para aniquilar todos que cruzam seu caminho. Já o remake de 2009 mostra claramente que ele viu mesmo a mãe sendo morta e foi isso que provocou sua revolta. Desde então, mata todos aqueles que cruzam seu caminho. O grandão de lingua cortada que teve sua máscara baseada no time de hóquei Detroit Red Wings tem nos perseguido por gerações. Sua máscara é tão famosa que ainda é uma das mais compradas em dias de Halloween junto com a do Ghostface. Vocês sabiam que Jason não mata criancinhas e que antes de usar a famosa máscara de hóquei ele usava usava um saco na cabeça?!


9. Ghostface em Pânico


Ele é um assassino em série que sempre tenta matar Sidney Prescott e seus amigos. Seu jeito de aterrorizar as vitimas é ligar para elas fazendo perguntas sobre filmes de terror. Se errar a pergunta, ele ataca e mata a pessoa esfaqueando-a por completo. Ele usa uma faca totalmente afiada, roupas pretas e uma máscara de fantasma. Pânico foi creditado com a revitalização do gênero horror no final dos anos 90, combinando um filme de terror tradicional, com humor, conhecimento do horror filme clichê e um enredo inteligente. Ele é o filme de maior bilheteria do gênero Slasher já registrada no mundo, com uma das máscaras mais populares que estão sendo vendidas até o momento. O branco sobre fundo preto da máscara criada quando os assassinos perseguem ou abordam suas vítimas é lendário. A grande boca aberta e design branco magro da máscara, será para sempre conhecido como a "grande era" quando filmes de terror com assassinos mascarados faziam grande sucesso na década de 90.


8. Michael Myers em Halloween


Michael Myers aparece pela primeira vez em Halloween (1978), como um garoto que mata sua irmã mais velha, então, quinze anos mais tarde regressa a casa para matar mais adolescentes. A máscara de Halloween é uma das máscaras mais conhecidas da história do cinema de terror. William Shatner (Capitão Kirk) diz que ele fez a máscara de Michael Myers baseada em um molde de um episódio de Star Trek.

7. Leatherface (Cara de couro) em O Massacre da Serra Elétrica


Alto e robusto com cabelo preto, porém sua principal característica é a máscara que o personagem utiliza, uma máscara feita de pele humana, prática da qual originou-se seu nome. Usa uma Motosserra como arma, ou uma marreta para assassinar suas vítimas. Leatherface é retratado como portador de um severo retardo mental, que nem sequer aprendeu a falar, apenas resmunga e grita é também praticante de canibalismo. Enquanto nos outros filmes Slashers os assassinos usam máscaras para esconder sua identidade, ele já a usa para ganhar uma identidade. Ao contrário de assassinos de outros filmes, Leatherface não é sádico ou de natureza maligna; por ter um retardo mental, é facilmente manipulado por seus irmãos para cometer crimes. O personagem foi inspirado no assassino em série Ed Gein, que também retirava e vestia a pele de suas vítimas, que havia aterrorizado a população com seus crimes envolvendo canibalismo.

6. Jigsaw e cúmplices em Jogos Mortais


 
Jigsaw é um serial killer que captura suas vitimas e as usa como cobaias em uma espécie de jogo de sobrevivência, seu aspecto mais marcante é o fato dele sempre dar opções às vítimas, para que elas escolham entre a vida e a morte, segundo o personagem, isto faria com que os participantes de seu jogo valorizassem a vida que têm. É muito perspicaz e analista a ponto de prever todas as reações possíveis das suas vítimas, e faz suas armadilhas em função disso, de forma a não haver nenhuma outra fuga além da proposta por ele.  A máscara de porco é um adereço temático usado por Jigsaw e seus cúmplices em toda série de filmes Jogos Mortais para esconder suas identidades enquanto seqüestram suas "cobaias". É explicado que ela é uma homenagem ao "Ano do Porco" , o ano em que Jigsaw começou seu trabalho.

5. Mascara de palhaço do Coringa em Batman - O Cavaleiro das Trevas


 
O Coringa é retratado como um criminoso maníaco que aterroriza Gotham City e cujo objetivo é mergulhá-la na anarquia. Ele tem sido descrito como um "psicopata assassino, palhaço esquizofrênico com zero de empatia e um assassino em massa". No assalto ao banco no começo de O cavaleiro das Trevas cinco criminosos serviram ao Coringa no roubo de Gotham National Bank , quatro dos quais foram metodicamente ou acidentalmente mortos no assalto. O próprio Coringa foi como um de seus capangas se passando pelo com a máscara  de mal-humorado.

4. Bane em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge 


Bane foi o amigo e protetor de Talia al Ghul e do comandante de campo da Liga das Sombras. Ele era poderoso tanto em estratégia quanto em combate físico. Ele derrotou o Batman em combate e manipulou os cidadãos de Gotham City com sua hábil persuasão até a recuperação e o retorno de Batman. Aparência física do Bane foi definida por sua máscara, que inibia a dor excruciante que sofria deixando-a em seu corpo a níveis suportáveis​​. Bane foi o vilão do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Bane tentou destruir Gotham 8 anos depois dos ataques do Coringa. No filme dirigido por Christopher Nolan, Bane é fiel aos quadrinhos, sendo incrivelmente inteligente, amedrontador e forte, apesar de não fazer uso da substancia veneno no filme. Diferente da máscara que usa nos quadrinhos sua máscara possui um designer que mostra seus olhos e expôs partes da cabeça mostrando um Bane careca, sem contar que a mesma modifica sua voz. Você sabia que a voz do Bane dos filmes de Nolan foi modificava para ser mais bem compreendida, pois a voz inicial lembrava muito a de Darth Vader, mas com uma pitada de radinho a pilha.

3. Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes 

 
Dr. Lecter é um brilhante psiquiatra forense. Ele é também um serial killer e canibal, preparando a carne de suas vítimas em pratos saborosos para ele e servi-los aos clientes desavisados.  Embora ele seja um assassino, Lecter ainda é um cavalheiro muito refinado. Ele é meticuloso na aparência, fala com muita precisão, tem um humor impecável, um surpreendente intelecto, e um paladar de gourmet. Sua origem se dá em um episódio traumático, Hannibal, que já havia perdido os pais na guerra, assiste sua pequena irmã Mischa ser assassinada e devorada por soldados cruéis e alucinados pela falta de comida. Quando cresce, ele retorna às ruínas do lugar e encontra os nomes dos soldados, dando início a sua selvagem vingança. A metade inferior do rosto de Hannibal Lecter é coberto com uma máscara que basicamente impede de morder alguém. A cena com Hannibal preso com a máscara é considerada como um dos momentos mais emblemáticos da história do cinema. A máscara me lembra de uma focinheira, normalmente usado para restringir cães de atacar qualquer coisa.

2. Yautja ou Predadores em O Predador


Os Yautja/Predadores são uma raça extraterrestre cuja civilização parece girar em torno do conceito de caça por esporte com seu próprio código de honra. Eles são apresentados como excelentes caçadores que viajam de mundo em mundo em busca de qualquer presa formidável que eles julguem um desafio à sua altura. Seu objetivo, nesta caçada, é vencer seu oponente, de forma que, quando retornar ao seu planeta, tendo o crânio de uma criatura monstruosa, ou um grande guerreiro nativo em mãos, eles receberão um status ou cargos militares de honra (Por isso tão até hoje atrás do Schwarzenegger). Eles perseguem e matam suas presas usando um arsenal de armas e dispositivos altamente avançados, combinando equipamentos de alta tecnologia como armas de energia e equipamentos de invisibilidade com ferramentas simples, como lâminas e lanças. Sua máscara ou Bio-Mask é uma das principais ferramentas utilizadas pelo Yautja. Sua função básica é proteger a cabeça de um Predator, a máscara também concede o acesso do portador a múltiplos modos de visão, incluindo capacidades de zoom, infravermelho, facilita a mímica vocal, e inclui aparelhos respiratórios, diagnósticos e sistemas de gravação visuais e de áudio. Você sabia que pelo código de honra dos predadores é proibido atacar a humanos desarmados, mulheres grávidas, idosos, doentes ou crianças, a não ser que demonstrem ser uma ameaça e é desonroso matar quando se está camuflado, a não ser que represente perigo de morte?! Lembrando que as vezes são considerados anti-heróis.

1. V em V de Vingança


Diferentemente dos outros apresentados aqui "V" mata por uma boa causa, ele é apresentado como um misterioso justiceiro anarquista que tenta destruir o Estado, em um futuro distópico, que veste uma máscara estilizada de Guy Fawkes (soldado revolucionário inglês que tentou um golpe contra o rei Jaime VI & I em meados de 1605) e é possuidor de uma vasta gama de habilidades e recursos. Ele então inicia uma elaborada e teatral campanha para derrubar o Estado. Para quem não sabe no cinema "V" foi interpretado pelo ator Hugo Weaving, sim, o Agente Smith de Matrix e o elfo Elrond de Senhor dos Anéis.

-----------------------------------------------BÔNUS---------------------------------------------

Darth Vader em Star Wars


E é claro ele, o Lorde Negro dos Sith, Darth Vader: Anakin Skywalker foi um lendário Cavaleiro Jedi que serviu a República Galáctica durante seus últimos anos, e mais tarde se tornou Darth Vader, um Lorde Negro dos Sith. Apesar de ter sido uma das pessoas mais importantes da Galáxia, Skywalker teve uma vida sofrida. Ele passou os primeiros anos de sua vida como um escravo em Tatooine, e mais tarde foi descoberto pelo Jedi Qui-Gon Jinn, que o libertou e o ingressou na Ordem Jedi, onde ele se tornou o Padawan de Obi-Wan Kenobi. Foi acreditado que Skywalker era o Escolhido da profecia Jedi, aquele que traria equilíbrio à Força e destruiria os Sith. Entretanto, após anos lutando nas Guerras Clônicas, Anakin passou para o Lado Negro da Força, tornando-se aprendiz de Darth Sidious Ele e Obi-Wan se enfrentaram num duelo intenso de sabres de luz. Obi-Wan, num golpe preciso, cortou um braço de Anakin e suas duas pernas. Anakin, impossibilitado de lutar, já queimado pelas chamas provenientes do rio de lava, foi deixado por Obi-Wan para morrer. Palpatine, sentindo que seu aprendiz estava em perigo, chegou um tempo depois, após Obi-Wan ter partido do planeta com Padmé, e levou Vader em uma unidade médica para o hospital imperial em Coruscant, onde seu corpo foi 'reparado' numa intensa cirurgia. Seu corpo foi mantido vivo por um suporte de vida, numa armadura negra e assumindo o nome Darth Vader. Após aniquilar quase todos os Jedi durante sua servidão ao Império Galáctico, Vader foi redimido por seu filho Luke Skywalker, matando Sidious e destruindo o Império. Em seus momentos finais, Darth Vader retornou para o Lado da Luz, salvando a vida de seu filho e voltando a ser Anakin Skywalker, o Escolhido. Já sua máscara em si ia somente até a metade do total do capacete, para cobrir a cabeça de Vader. O topo da máscara era terminado com uma interface circular dotada de uma sequência de quadrados em volta de um disco de prata. O disco tinha diversos furos, e parecia servir como uma interface entre a máscara e o capacete. A face da máscara era de certa forma exagerada e angular, com duas ondulações acima dos olhos que combinavam com aquela do capacete. Os olhos eram grandes e protuberantes. Essa parte da frente da máscara era de um material preto mais polido do que o da parte de trás, que parecia mais emborrachado. O canal triangular para respiração iniciava-se com largura próxima à dos dois olhos unidos, mas terminava no centro da máscara, dando uma ideia de nariz humano. A parte correspondente às bochechas eram quadradas e angulares até juntarem-se ao nariz, quando curvavam-se ligeiramente. A base do nariz oferecia uma das únicas matizes senão pretas na máscara. Essa peça em prata era em forma de meia-oval tinha uma grade triangular abaixo dela que servia como um filtro de ar, além de dar um aspecto de caveira. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário