domingo, 10 de novembro de 2013

14 grandes cenas de abertura do cinema


Algumas pessoas acabam perdendo ou até mesmo não percebem a abertura, talvez pelo fato de está cuidando da pipoca, se arrumando na poltrona ou mesmo trocando beijos com a namorado(a), mas o que elas não sabem é que todo grande filme sempre tem um grande começo. Eu pessoalmente após os trailers me torno intacto, solidificado, totalmente preso aquilo que vou assistir. Pois o início é o começo do desenrolar da história sendo até as vezes o final do que você está à assistir. Elas são mais importantes do que você pode imaginar, uma boa cena de abertura pode ocasionar como a marca registrada de um filme. Nos dias de hoje uma boa abertura se tornou algo essencial em um filme, sendo perfeita se ela puder lhe segurar logo no começo, seduzindo-o para o que virá ao longo do filme. Inspirado nisso selecionei 14 delas para relembrar um pouco desses momentos marcantes da história cinematográfica. Confira:

14. 007 Contra GoldenEye

Existe imagem mais impressionante do que Pierce Brosnan como James Bond pulando de Bungee-jumping de uma enorme Barragem na Suíça? Talvez. Mas só isso não é por isso que "Goldeneye" está nesta lista. Depois do impasse na ficcional Arkhangel Chemical Weapons Facility na extinta URSS, a seqüência termina com uma outra cena absurda: o salto de um penhasco em um avião em movimento. Não há praticamente nada, pelo menos nada que se equilibre ousadia extrema e composição relativamente simples, com tanta facilidade o tempo todo quanto ao mito do nosso espião mais icônico.



13. Blade, O Caçador de Vampiros

Tudo começa com uma sexual garota vampiresca levando sua vitima para uma balada, o mesmo que serviria de refeição principal para uma boate cheia de vampiros. E para nada como uma entrada triunfante de Blade que ao som de musica eletrônica torna a cena empolgante em sua caça à vampiros, onde um homem (não exatamente) entra em guerra contra um exercito de sugadores de sangue.



12. Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida

Steven Spielberg é literalmente um dos maiores diretores de todos os tempos, por isso não é de admirar que ele foi capaz de criar um, não só um dos melhores filmes, mas uma das melhores cenas de todos os tempos de abertura. Ao dar início a uma nova franquia com um ator já lendário, tudo que você precisa para começar com um estrondo e de uma bola rolando. Em uma das cenas mais emblemáticas da história do cinema, Harrison Ford como Indiana Jones aposta sua vida com um saco de areia tudo para que ele possa colocar as mãos em um artefato caro. Estes 10 minutos de bombeamento de passeio de emoção solidificou públicos que necessitavam de mais aventuras de Jones, tanto que eles trouxeram de volta a franquia depois de quase um longo período de duas décadas.




11. Sangue Negro

Sangue Negro não só destaque, sem dúvida, o melhor desempenho de Daniel Day Lewis, mas a melhor abertura também. Em Sangue Negro, a cena de abertura é o que constrói o personagem de Daniel Plainview como um homem que se sacrifica e que trabalha duro. Ela lança luz sobre a verdadeira natureza da perfuração de poços de petróleo no final do século 19. Para entender por que Plainview age do jeito que ele faz no resto do filme, deve-se observar a cena de abertura. Cerca de 5 minutos de puro trabalho duro, escravizado em um local distante, em pleno terreno rochoso até o momento de seu tombo para o qual sofrerá uma lesão que levará para o resto da vida.



10. Era uma Vez no Oeste

abertura do épico de Sergio Leone "Era Uma Vez no Oeste". Três homens maus esperando por um trem em uma estação no meio do nada. Eles são de um tipo bem familiar, "Western", arma na cintura, rostos sujos e suados do calor. Eles esperam, esperam e esperam. Claro, não é a ação que faz desta introdução imortal, mas a forma sinfônica e sensual em que Leone corta as cenas, o lamento monótono de uma bomba de água ou o zumbido de uma mosca, todos trabalhando em conjunto para costurar uma perfeita discórdia. É a melhor cena da qual Quentin Tarantino nunca filmou, tendo todo seu diálogo sublimados a estímulos de uma época inteira, anamorficamente destilada em 13 minutos. Adicione uma das maiores obras que Ennio Morricone já escreveu, um tenso e impossivel som de se ouvir, e um supremo badass Charles Bronson e você terá um perfeito filme.





9. Star Trek

Talves não pareça mas a cena inicial de Star Trek é digna de um lugar no neste grupo simplesmente porque quando J.J. Abrams decidiu reiniciar a franquia Star Trek, com uma linha de tempo alternativa, todos estavam céticos quanto ao que ele realmente seria capaz de faze-la. Mas, em seguida, vimos a cena de abertura e ficou demostrado que este sci-fi gigante estava em boas mãos. Para J.J. não havia melhor momento para introduzir um personagem e estabelecer sua franquia como a de uma entidade separada, seguida na primeira cena.



8. Up: Altas Aventuras

A emocional e comovente cena de abertura de Up da Pixar é de cortar o coração, e é sem dúvida uma das melhores cenas em um filme de animação, ela não é apenas uma cena de abertura. Desde o início, em quase 5 min de montagem do protagonista e sua esposa atravessando a vida de casados juntos, do casamento até a morte da esposa de Carl. Não é necessariamente uma ideia original, mas de certo uma primera vez para uma animação. Ao longo de toda a cena, do casamento  até a morte, nem uma única palavra é pronunciada, nem sequer qualquer tipo de som, nem riso,  nem choro, nada, apesar das expressões. Em vez disso, ouvimos o som de uma música suave  que termina com a morte de sua esposa. Tudo isso faz da cena extremamente emocionante, não há como não se tocar com o sofrimento sentido por Carl.



7. O Poderoso Chefão

Leva uns bons três minutos e meio, antes mesmo de começar a ver Marlon Brando como Don Corleone. Com paciência incrível, nós somos levados a um monólogo cheio de desespero , e então nós somos submetidos a uma potência, um ser presencial, um homem que golpeia o medo nos corações de todos, exigindo respeito e beijos em seu anel. Don Corleone é um homem de precisão, ele não vai oferecer mais do que justiça a este assumido que se defende antes dele. Mas talvez agora eles possam ser amigos, com toda a obrigação temida que a amizade implica? O consente empresário e seu desejo de vingança. A relação conflituosa entre a máfia e a América está exposta, como a polícia e o sistema judicial são postos como cúmplices em deixar um ítalo-americano para baixo. Quem vai intervir? O Poderoso Chefão é claro.





6. Matrix

Quando todos foram assistir Matrix ninguém sabia do que realmente o filme se tratava, e quando se deu inicio ao filme era nos dado uma noite qualquer em uma batida policial. Da qual uma mulher esperava tranquilamente sentada de costas em uma cadeira, enquanto os oficiais cercavam o prédio. Ao iniciar a cena de luta todos foram surpreendidos com o efeito inovador causado pelo bullet-time, coisa jamais vista no universo cinematográfico. Cena continuada em ação pura, da qual a personagem Trinity escapa dos agentes, com saltos incríveis, dendo a cena sido finalizada com a angustiante corrida dada pela personagem para escapar pela cabine telefônica.



5. Tubarão

Esta possivelmente poderia ser a única razão pela qual muitas pessoas estão com medo de ir para o mar. Hoje em dia ainda existem pessoas que não vão a praia porque têm medo de tubarões, e a razão por trás desse medo? Tubarão. Assistindo a cena de abertura de hoje provavelmente não é tão assustadora como era na década de 70, mas certamente não muda o fato de que este emocionante, história de terror alterou a maneira como vemos tubarões. O que fez essa abertura tão grande e eficaz foi a sutileza por trás dele. Bastou uma barbatana uma menina nadando, um coração bombeando e uma emocionante trilha sonora para fazer a cena toda ótima. Todos esses quatro fatores contribuidos são agora cada vez mais icônicos de sua própria maneira.





4. Bastardos Inglórios

Se esta cena fosse apresentada como um curta e não fizesse parte do filme, Christoph Waltz ainda teria ganho um prêmio da Academia de tão bom que foi. Nunca antes uma conversa sobre o leite foi mais emocionante e assustadora para um final inevitável que abre o caminho para o resto do filme. Quentin Tarantino é um dos melhores diretores de nosso tempo e esta cena é simplesmente a prova desse fato.



3. Batman - O Cavaleiro das Trevas

De todas as cenas desta lista, a cena de abertura de Christopher Nolan, O Cavaleiro das Trevas uma das minhas favoritas. Para começar, eu nunca vi um vilão tão bem introduzido, nunca. E ostenta a grande participação especial de William Fichtner que finalmente termina com uma conversa em que o Coringa que mostra seu plano perfeitamente preparado para Fichtner, bem como outros clientes do banco. Representação icônica de Heath Ledger no qual o Coringa começa naquele momento e que iria ecoar por toda Hollywood, para sempre.



2. Star Wars

Mas é claro que não poderia faltar a abertura de um dos filmes mais emblemáticos de todos os tempos, Star Wars! Quando George Lucas decidiu abençoar o mundo com o universo Star Wars, as pessoas se alegraram. Não só foi um icônico filme de tantas maneiras, sua cena de abertura se tornou um ícone em si. Não existe experiência mais exitante do que sentar no cinema e ouvir aquela sinfônica música tema de John Williams, emparelhado com o prólogo rolando na tela. Hoje em dia, se você vê um filme ou programa de TV usando a mesma seqüência de rolamento, você saberá onde ela veio. Então, depois de terminar o prólogo,
a tela é deslocada para baixo para mostrar uma cena de perseguição no espaço sideral, sendo coberta pela enorme espaçonave que parece não ter mais fim, lançando suas rajadas lasers na nave a sua frente. Esta é uma das cenas mais épicas que já presenciei Apesar de eu não ter tido a oportunidade de ver o filme de 1977 nos cinemas.



1. O Rei Leão

O Rei Leão não é só um dos maiores filmes de animação de todos os tempos, é um dos maiores filmes de todos os tempos, e todo grande filme tem que começar com um BOOM, neste caso, o Ciclo da Vida. É raro que uma cena de abertura torne-se o destaque de todo o filme, tornando-se também uma das cenas mais emblemáticas de toda a história do cinema. Eu sei que todos nós já tentamos imitar a cena, segurando um gato, cachorro, bebê, ou algo no ar proferindo o cântico fingindo ser o macaco Rafiki. Fora de todas as cantigas africanas em toda a história, a mais conhecida de todo o mundo. Apenas observando os primeiros segundos da cena nos traz uma sensação de nostalgia e alegria ao coração. A cena e a canção são obras de pura genialidade.

E então qual cena faltou? Qual sua preferida? Curta e compartilhe e faça parte do HeroDróide no Facebook clicando neste link.

3 comentários:

  1. odeio ser o chato que diz "você esqueceu tal filme", mas, numa lista como essa, não pode faltar a abertura do Resgate do Soldado Ryan!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente aquela cena merecia esta nesta lista, mas a cena da praia não e a cena de abertura do filme e sim a cena de desembarque na Normandia, aquela onde o Soldado Ryan está andando para Arlington para a sepultura do Capitão Miller. É ate uma ótima cena, mas não se destaca tanto para se está entre as melhores. Se Dia-D fosse a abertura com certeza estaria entre as melhores desse grupo.

      Excluir
  2. Aberturas incríveis... mas em relação ao 007, Cassino Royale foi melhor, sem dúvidas!

    ResponderExcluir